0

CentOS Stream

System Administrator

Como se calhar muitos já sabem, o CentOS vai passar de uma distro estável para uma distro de desenvolvimento, o que veio causar uma revolta generalizada por muitos, e nisso posso eu incluir, a Redhat Enterprises, detentora da CentOS como da Fedora, vem dizer que pouco ou nada a CentOS deu o seu contributo para o desenvolvimento do mesmo e eu fiquei a perguntar o qué? Era das mais usadas distro existentes, com muitos a desenvolver pacotes e a melhora-los, a modifica-los para melhor servirem e veem com essa desculpa?

Ver mais sobre o caso

Ouve deveras muitos que não se ficaram por aqui inclusive eu, então ai saíram vários projetos, ou melhor ainda varias tentativas acho, pois ainda não se viu nada tátil a vista, tanto por parte da CloudLinux que promete uma versão gratuita (ver aqui) como a Rocky Linux, uma possível nova distro que da o nome ao fundador já falecido da fork CentOS https://rockylinux.org , isto algo como disse não tátil porque ainda só foi anunciado, mas algo a vista ainda é zero, agora podem pensar, o que faço ao meu servidor/computador? É simples, logo que a Redhat anunciou a sua estucada no que toca ao CentOS, a Oracle quer aproveitar todos os possíveis usarios da CentOS para si, para ver se ganha mais usarios para a sua fork: (Ver aqui) mas não nos vamos esquecer, eu pelo menos não que jogadas como as da RHEL, já a Oracle as fez no que toca ao Java (Ver aqui) e no que toca ao MySQL (Ver aqui), a própria Oracle também e boa neste tipo de atos, as pessoas desenvolvem, eles compram, e depois tiram, removem a possibilidade de continuar a contribuir. Portanto cuidado. Já a Parallels que é digamos uma outra coisa, visto eles também se basearem na Redhat, usaram a OpenVZ como uma distribuição da sua Fork, isto ainda antes da Redhat ter anunciado a remoção da CentOS OS

Eu por mim falo, todos os meus servidores passaram para outras dependências que não o CenOS diretamente usando outros repositórios, sendo que assim podes vir a alargar o tempo de vida útil do teu CentOS. O que eu aconselho, e mesmo isso, mudar ou pesquisar repositórios compatíveis com a versão que estas a usar.

Eu na minha github fiz uma modificação https://centos.ga vai la ter direto, que se chama kernel-off.sh que instala tudo menos o kernel deles caso o queiras costumizar.

 

Story by

Tags: , , ,

Deixe o seu comentario

 
 
 

Powered by WP Robot